quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Regras do Jogo OIC 09

Apresentação


O Torneio Oeiras Internet Challenge pretende ser um evento dirigido prioritariamente ao público juvenil. O principal objectivo do Torneio consiste em atrair públicos às Bibliotecas Municipais de Oeiras para participar num desafio em redor das tecnologias de informação e da pesquisa e avaliação de informação na Internet, articulando investigação e componente lúdica.


Etapas do Torneio

1. O Torneio tem início com o máximo de 70 equipas formadas por 2 elementos, maiores de 13 anos. Integram estas equipas apenas indivíduos residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho de Oeiras. Das equipas de participantes do Torneio não farão parte funcionários ou familiares de funcionários da DBDI – Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação.

2. A participação no Torneio implica a apresentação dos seguintes documentos: Bilhete de Identidade; documento comprovativo de residência, estudo ou trabalho no concelho de Oeiras (exemplos: recibo água ou energia ou cartão de estudante ou documento do emprego) e ainda, no caso de menores de 18 anos é necessária a apresentação de autorização do encarregado de educação.

3. Este Torneio Oeiras Internet Challenge consiste num processo de 5 etapas eliminatórias repartidas ao longo do dia 14 de Novembro, de acordo com a seguinte estrutura:

1ª Eliminatória: 7 Séries de 10 Equipas, cada uma realiza 1 Questionário composto por 10 questões (duração de 20 minutos) com a finalidade de apurar as melhores 2 equipas de cada série e os 6 melhores 3ºs classificados das 7 Séries;

2ª Eliminatória: 2 Séries de 10 Equipas, cada uma realiza 1 Questionário composto por 20 questões (duração de 30 minutos) com a finalidade de apurar as 5 melhores equipas de cada Série;

3ª Eliminatória: 1 Série de 10 Equipas, cada uma realiza 1 Questionário composto por 25 questões (duração de 30 minutos) com a finalidade de apurar as melhores 4 equipas de cada Série;

Semifinal: 2 Séries de 2 Equipas cada, defrontam-se em duas provas no formato de confronto directo, nas quais terão de resolver um grupo de 10 questões temáticas distribuídas entre Música & Artes do Espectáculo, Artes & Literatura, Desporto & Lazer, História e Ciências (a seleccionar previamente pelas equipas) e tendo como finalidade o apuramento da melhor de cada Série;

Apuramento do 3º Lugar: 1 Série de 2 equipas. A fim de apurar a equipa classificada em terceiro lugar realiza-se uma prova que antecede a Final, com metodologia idêntica às Provas da Semifinal e Final, segundo o processo de “morte súbita”;

Final: 1 Série de 2 Equipas, defrontam-se numa prova em formato de confronto directo, na qual terão de resolver um grupo de questões temáticas entre Música, Literatura, Desporto, História e Ciências (a seleccionar previamente pelas equipas) e tendo como finalidade apurar a equipa vencedora do Torneio.

4. A equipa de árbitros é constituída por 2 elementos da equipa envolvida na organização do evento Oeiras Internet Challenge e por 1 elemento externo que assume o papel de Presidente dos árbitros. O Grupo de Árbitros possui as seguintes funções:
- Inspeccionar e controlar respostas e tempos de resolução de cada prova;- Verificar e validar resultados de avaliação e classificação;- Apurar as equipas que transitam às fases seguintes, até ao culminar na equipa vencedora.

5. A avaliação a aplicar em cada um dos Desafios envolve os seguintes critérios:

  • Na fase de eliminatórias:
    - A cada resposta certa correspondem 10 pontos;
    - A partir da duração prevista de 20 minutos (1ª eliminatória) ou 30 minutos (2ª e 3ª eliminatória), cada 15 segundos de acréscimo a este tempo equivale a 5 pontos de penalização;
    - A verificação e validação dos resultados de avaliação são efectuadas presencialmente pelos membros do grupo de árbitros que acompanham a prova;
  • Semifinal e Final:
    - Nas provas da Semifinal e Final a avaliação é efectuada de acordo com um processo de apuramento à melhor de 5, sendo que a equipa vencedora das provas é identificada através da melhor pontuação obtida com base no número de respostas certas.

6. A todos os inscritos no Torneio Oeiras Internet Challenge serão atribuídos prémios e brindes, distribuídos de acordo com a seguinte tipologia:

1º Prémio - Dois Computadores Portáteis: DELL ComputersVostro 152; Intel Core 2 Duo T5870 (2.0 GHz/800 MHz/2GB)- Duas Mochilas CMO para Portátil- Prémios FDTI- Dois Conjuntos de Livros e 2 Cartões (descontos 10%) - Bulhosa Books & Living
2º Prémio - Dois Computadores Desktop – DELL Computers – OptiPlex 360 MT; Intel Core 2 Duo E7500 (2.93 GHz/1066MHz/3GB) com monitor 19”- Prémios FDTI- Dois Conjuntos de Livros e 2 Cartões (descontos 10%) - Bulhosa Books & Living
3º Prémio - Dois Computadores Desktop – DELL Computers – OptiPlex 360 MT; Intel Pentium Dual Core E5300 (2.6 GHz/800MHz/2GB)- Prémios FDTI - Dois Conjuntos de Livros e 2 Cartões (descontos 10%) - Bulhosa Books & Living
4º Prémio - Duas Impressoras – DELL Computers Dell All-In-One Inkjet Printer V305 - Prémios FDTI- Dois Conjuntos de Livros e 2 Cartões Bulhosa Books & Living (descontos 10%) - Bulhosa Books & Living

Prémios de Participação:
3ª Eliminatória – MP4 CMO/ Oeiras Internet Challenge
2ª Eliminatória – MP3 CMO / Oeiras Internet Challenge
1ª Eliminatória - T-Shirt’s, Sacos, Bonés e Pin’s CMO / Oeiras Internet Challenge e prémios do Ano Europeu para a Criatividade e Inovação (Memória USB, folheto canetas).

Prémios Público - Mp4 e Teclado FNAC

7. A inscrição na iniciativa Oeiras Internet Challenge implica a aceitação das Regras do Jogo anteriormente detalhadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário